Relatório divulgado nos Estados Unidos pela Ernst & Young mostra que as companhias globais de mídia e entretenimento estão cada vez mais prestando atenção nos mercados emergentes, especialmente nos países do Bric. "Líderes de empresas globais que não entenderem isso e otimizarem suas oportunidades nos mercados emergentes poderão perder importantes receitas de crescimento", enfatizou John Nendick, da Ernst & Young Global Media & Entertainment.
Dados do relatório "Em sintonia com os mercados emergentes de entretenimento: destaque para o Brasil, Rússia, Índia e China" apontam que as companhias líderes estão investindo tempo para analisar as oportunidades nos mercados do Bric, apesar de menos de 10% de suas vendas globais serem geradas pelas economias desses países.
O tema mobile também teve destaque no estudo da consultoria, mostrando que o numero de celulares registrados nos países do Bric ultrapassa o número de usuários de televisão, banda larga e internet, indicando enorme potencial para o entretenimento via mobile.
O Brasil ganhou destaque no trabalho. Segundo a consultoria, os brasileiros estão migrando cada vez mais da TV aberta para a paga o que, combinado a baixa penetração ainda da internet, pode tornar o País mais atrativo para as companhias globais de mídia e entretenimento.
Já a Índia está tendo um incremento no número de canais e na adoção de distribuição de plataformas digitais, além de ter se tornado um dos maiores produtores de filmes do mundo. A televisão por satélite também esta crescendo na Índia, atingindo já 15% do total de 130 milhões de aparelhos de TV, número que deve dobrar nos próximos dois anos. Na Rússia, os usuários de internet são mais sociáveis do que em muitos países do Leste Europeu, criando oportunidades digitais para empresas locais e estrangeiras.
Finalmente, os jovens na China estão rumando rapidamente em busca de atividades relacionadas ao mundo do entretenimento, sem contar o aumento no poder aquisitivo que o País experimenta.
O relatório também apresentou desafios e fatores críticos relacionados a estes países, como conteúdo local, distribuição de preços e canais, nuances regionais de cada nação, além de pontos de riscos como competição local, fraudes e corrupção, pirataria, entre outras.
Nesta quarta-feira, 14, um painel com representantes do Bric moderado por John Nendick da Ernst & Young terá a presença do diretor geral de engenharia da TV Globo, Fernando Bittencourt.
Fonte: m&m online
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