Há dez anos a pedagoga, Luisinha Porfírio, realiza no largo da Igreja do Bonfim, em Salvador, o evento "Natal de Rua" ,contando sempre com o apoio de amigos. Durante a festa natalina mais de mil pessoas, entre menores e moradores de rua, são convidadas a participar. Sensibilizada com a seriedade da iniciativa solidária a 2 Interativa resolveu colaborar. A agência ,já neste ano, criou e produziu gratuitamente o vídeo da campanha " Natal de Rua", o intuito é aumentar o número de doações. Participe você também!
PUBLICIDADE E PROPAGANDA VOCÊ ENCONTRA AQUI
NEWS:
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
JINGLE DA REDE BAHIA COM DURVAL LELYS
Conhecido em todo Brasil por sua irreverência e simpatia, o líder da banda Asa de Águia, Durval Lelys, é a nova voz da campanha de Verão 2011 da Rede Bahia, que começou a ser veiculada pela emissora no mês de dezembro com o tema “O melhor verão é aqui, na Rede Bahia”.
Músico, artista plástico e arquiteto formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Durval trouxe para o jingle do Verão 2011 da Rede Bahia sua voz carismatica e cheia de alegria, simbolizando bem essa alegria baiana.
Maior grupo de comunicação do Norte e Nordeste, com 13 empresas que atuam nos meios de televisão, rádio, jornal, internet e entretenimento, a Rede Bahia produz, apoia e reproduz conteúdos sobre tudo que acontece no verão baiano.
Entre os projetos desenvolvidos destacam-se o Festival de Verão, Bahia Folia, iBahia Garage Band, Festas Populares e Caravana Bahia FM.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
PUBLICITÁRIOS DE ELITE EM PESQUISA: O Marketing da Chapeuzinho Vermelho
Outro dia li em um jornal mais uma matéria exaltando a eficácia da estratégia global e atuação local de uma grande marca de bebidas. Matéria essa que me fez lembrar uma historinha: uma menina que precisa levar uma cesta de doces para a casa da sua avó, escolhe o caminho mais curto da floresta e se depara com um tigre. Você já deve ter ouvido algo parecido com essa história, e talvez deva estar pensando: o que o tigre está fazendo no lugar do lobo? A resposta é simples, essa não é a história da Chapeuzinho Vermelho, mas de um outro conto de fadas oriundo da China, onde os tigres são comuns e assustadores. Outra versão parecida, que vem do Irã, substitui a menina por um menino, já que por lá, as meninas não devem sair de casa sozinhas.
Essas são algumas das mais de 70 variações do conto da Chapeuzinho Vermelho, que foram descobertas por um grupo de antropólogos liderados pelo professor Dr Jamie Tehrani, da Universidade de Durham. Eles descobriram que, ao contrário do que se pensava, a história original da Chapeuzinho Vermelho é muito anterior ao séc. XVII (e de autoria atribuída ao Frances Charles Perrrault). Dr Tehrani encontrou relatos datados de 600 A.C. que contêm essa mesma trama.
Um aspecto interessante do estudo é que a história sofreu mutações ao longo do tempo para se adaptar às diferentes realidades culturais. Nigéria, Coréia e Japão foram outros países que apresentaram histórias com peculiaridades de suas culturas. O estudo ainda verifica movimentos que levaram as pessoas a adaptarem essas histórias e quais os efeitos que elas tiveram nas culturas locais.
Um aspecto interessante do estudo é que a história sofreu mutações ao longo do tempo para se adaptar às diferentes realidades culturais. Nigéria, Coréia e Japão foram outros países que apresentaram histórias com peculiaridades de suas culturas. O estudo ainda verifica movimentos que levaram as pessoas a adaptarem essas histórias e quais os efeitos que elas tiveram nas culturas locais.
Não vou entrar a fundo no trabalho dos antropólogos, mas voltando ao assunto do primeiro parágrafo, o estudo me fez refletir se esse negócio de “pensar global e agir local” não é mais antigo do que imaginávamos. Se formos entender o que está por trás da descoberta sobre a história da Chapeuzinho, “pensar global e agir local” (em termos mais amplos) está na essência humana. Se não conseguirmos estabelecer uma conexão com nosso interlocutor (no caso das multinacionais, os consumidores locais), não vamos nos relacionar com eles.
Nos últimos 10 anos presenciamos uma mudança estrutural na comunicação com as campanhas de marketing se tornando cada vez mais internacionalizadas. Não é de hoje que as grandes marcas perceberam esse desvio e passaram, assim como nas variações de Chapeuzinho Vermelho, a variar suas mensagens locais.
Minha sugestão aqui é uma reflexão sob outra ótica: o “pensar global e agir local” de cada um de nós. Sugiro que você pare e pense se dentro do seu universo (amigos, familiares, clientes, parceiros, subordinados ou superiores) você está conseguindo adaptar suas histórias para seus interlocutores. Será que você também não deveria pensar global (entender o que está por trás de cada solicitação ou demanda) e agir local (adaptando-a a pessoa com quem vai falar)? Muitas vezes achamos que estamos contando a velha historinha do Chapeuzinho Vermelho, aquela que todos já conhecem, quando na verdade estamos perdendo a chance de surpreender simplesmente porque não adaptamos nossa história. Outras tantas achamos que estamos com a melhor história de nossas vidas, mas ela não surte nenhum efeito em nosso interlocutor. A estratégia “pensar global e agir local” está invadindo as multinacionais, mas também pode invadir nossas mentes.
Marcelo Douek é o diretor da agência LUKSO Story & Strategy, uma consultoria em gestão de marcas inovadora, que tem como diferencial uma metodologia em Storytelling e técnicas de Cinema.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
A evolução do banner na publicidade online
Há 17 anos surgia o banner clicável como conhecemos hoje. Em 1993 foi lançado o Mosaic, primeiro navegador que exibia gráficos misturados com textos nas páginas web, que abriu as portas para a expansão da internet e também inaugurou uma indústria que só no ano passado movimentou mais de 950 milhões de reais no Brasil, de acordo com o estudo do Projeto Inter-Meios.
O primeiro banner da internet foi vendido para uma empresa jurídica de Silicon Valley, no estado americano da Califórnia. Hoje a empresa não existe mais, mas o formato utilizado naquele banner curiosamente se tornou o mais tradicional da web e ainda é um dos mais usados nos dias de hoje, conhecido como full banner.
Logo surgiram diferentes formatos e modelos de comercialização e sites com maior audiência buscavam receita na venda desses espaços, na medida em que os anunciantes aderiam à web como uma nova mídia de divulgação de seus produtos.
Em 2000, um portal com grande tráfego como o AOL.COM já comercializava em torno de 16 formatos de banners para serem veiculados em até 14 páginas distintas do site.
Mas, considerando a baixa velocidade de conexão da época e evitando maiores esperas no carregamento das páginas, o portal, como todos os demais, exigia que os banners fossem desenvolvidos de forma simples e com poucos kbytes de peso.
Nos anos seguintes o crescimento da banda larga avança e surgem tecnologias como o Flash, permitindo animações e formatos diferenciados que começam aos poucos a serem comercializados, como os banners expansíveis – onde internautas passam o mouse e eles aumentam de tamanho -, os banners que “flutuam” pela página e outras soluções na briga pelos cliques do usuário.
E com a contínua popularização do acesso rápido, a internet vem se mostrando também como um meio viável e adequado para comunicação em vídeo e jornais, provedores e sites de conteúdo gerados por usuários adotam esse recurso. Em 2009, 68% dos usuários ativos no Brasil navegaram em sites de vídeo, segundo pesquisa do Ibope Nielsen.
Essa demanda impulsiona um novo formato de banner, agora conhecido como videobanner, que incorpora vídeo e que é acionado pelo usuário, por meio do clique ou com o passar do mouse. Com mensagens de curta duração, o videobanner se mostra uma nova forma bastante eficaz de comunicação entre o anunciante e seu público, por conta da maior interatividade que traz na relação com o internauta.
Do primeiro deles aos novos formatos com vídeo em alta definição, o banner é um dos elementos mais tradicionais da internet. Deve se adequar às novas tecnologias, novos espaços e principalmente aos novos costumes da audiência para continuar sendo uma mídia eficaz, para o anunciante, e atraente à disputada atenção do usuário.
Estamos na era da interatividade, onde mais e mais usuários buscam recursos diferenciados para se fidelizarem às marcas. O videobanner está ganhando considerável espaço para chamar a atenção dos internautas e, diante desse cenário, investir em formatos de mídia que estão no auge da inovação é uma estratégia fundamental tanto para branding como para aumento da probabilidade da venda.
(By Luciano Valença )
Criativo da Mídia Digital é vencedor do Cut&Paste
Diego Miguel, diretor de arte da agência Mídia Digital, foi o vencedor na categoria 2D do torneio Cut&Paste, edição Brasileira e passou para a fase final do mundial em Nova York. O Festival é uma batalha de Design Digital para trabalhos em 2D, 3D e Motion e aconteceu ao vivo em um festival em SP.
O torneiro acontece ao redor do mundo em cidades diferentes e cada ganhador vai participar do último duelo nos Estados Unidos.
PUBLICITÁRIOS DE ELITE APOIA ESSA IDÉIA: A IMPORTÂNCIA DE SE INVESTIR NO ENSINO BÁSICO
O Brasil luta há anos para vencer um grande desafio: oferecer uma educação básica de qualidade. Para garantir a evolução do ensino público, é fundamental escolher os professores mais bem preparados para exercer a importante função de formadores. Entre outras atribuições, esse profissional precisa conhecer profundamente o que está ensinando, saber escolher o melhor método de ensino para cada turma, estudar os processos de desenvolvimento das crianças e aproximar o conhecimento teórico ao cotidiano nas salas de aula.
O ato de educar exige planejamento, sendo que toda a aprendizagem precisa ser muito bem pensada e permanentemente questionada, fugindo do “fazer por fazer”. Antes de tudo, os educadores devem ser pesquisadores incansáveis em busca das melhores e mais modernas técnicas de ensino, bem como da melhor aplicação dos métodos já existentes e consagrados.
As exigências do mundo moderno clamam por uma educação com desenvolvimento humano, cultural, tecnológico e científico. Para garantir essa melhoria na qualidade do ensino, o mestre necessita ser bem preparado, com direito a formação inicial e continuada de qualidade.
A partir dos resultados da Prova Brasil, exame federal que avalia a qualidade da educação pública, é possível identificar as boas práticas educacionais e planejar políticas para o setor. Além de apontar o nível de conhecimento dos estudantes, a avaliação também revela que um dos principais problemas da educação brasileira é a dificuldade de aprendizagem. Um dos grandes desafios de hoje é promover a aprendizagem de todos os alunos e, assim, ajudá-los a trilhar um futuro caminho de sucesso profissional e formação de uma consciência cidadã. Essa trajetória será mais bem traçada se o aspecto pedagógico fizer parte de uma gestão escolar que priorize formas de pensar, sentir e atuar para garantir a permanência do aluno na sala.
O processo de globalização exige a formação de um profissional da educação capaz de se adaptar às inovações tecnológicas, em permanente processo de atualização. Já que a evolução do ensino público começa com a qualidade dos livros usados nas salas de aula, acompanhado por professores motivados e alunos bem preparados, é fundamental investir no material didático. O Agora Sistema de Ensino – o novo sistema de ensino da Editora Saraiva, que abrange da Educação Infantil ao Ensino Médio das escolas públicas – responde com qualidade às exigências do tempo presente. Com conteúdos significativos e múltiplas linguagens, esse material serve de instrumento de apoio aos educadores e como ferramenta de aprendizagem para os educandos.
O novo sistema aproxima o contexto escolar do dia a dia dos alunos e privilegia o encantamento e o prazer de aprender para a formação de cidadãos livres e críticos. Além de oferecer completa linha de materiais didáticos, o Agora disponibiliza um pacote de soluções educacionais complementares que incluem portal para alunos e educadores (www.souagora.com.br), cursos presenciais e à distância para professores e gestores municipais, assessoria pedagógica completa e sistema de avaliação de desempenho escolar.
(Francisca Romana Giacometti Paris)
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
ESPETÁCULO MUSICAL LEVA ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO PARA O PELÔ.
Toda a musicalidade do recôncavo da Bahia será representada no próximo Tudo Vira Som, projeto da banda Mametto, que acontece sexta-feira, 26 de novembro, na Praça Tereza Batista (Pelourinho).
Depois de receber grandes nomes da música baiana, a banda chama atenção de estudantes de Comunicação da UCSAL que marcam presença nos shows todas as sextas feiras que a banda se apresenta.
Mametto
Do encontro da cantora Ana Mametto com o arranjador Yacoce nasceu uma afinidade artística e intelectual. Juntos, decidiram misturar os ritmos, os sons e a poesia que cada um trazia da vivência na música e formar a Mametto.
Yacoce já fez a produção, arranjos e direção musical de artistas como Armandinho, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Olodum, Ara Ketu, Jammil, Asa de Águia e Roberto Mendes. Ana Mametto já trabalhou em concertos e gravações com artistas como Carlos Santana, Black Eyed Peas, Scorpions, Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Daniela Mercury.
Publicitários de Elite lança promoção no twitter:
Responda no twitter do @publicdeelite qual é nova música de trabalho da banda Mametto? Os 3 primeiros a responder ganha um par de ingresso para o show da banda do dia 26/11.
DICA: www.mametto.com.br
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
ABUSANDO DA CRIATIVIDADE NO MOBILIÁRIO URBANO
Com o objetivo de divulgar a pista de patinação no gelo do RIOSUL Shopping Center, o mobiliário urbano da Clear Channel no Rio de Janeiro recebe projeto especial que simula o efeito de congelamento. A campanha, intitulada “Natal no Gelo RIOSUL”, foi desenvolvida pela Heads Propaganda e está localizada em frente ao shopping - um dos mais tradicionais da Zona Sul carioca.
Para a campanha, 16 abrigos de ônibus do mobiliário urbano da Clear Channel foram totalmente adaptados e alterados a iluminação no Ad Box para causar a impressão de que um pinguim atravessou todas as paredes dos abrigos, deixando apenas a sua silhueta marcada. A imagem do pinguim aparece apenas no último abrigo, como se tivesse preso na parede congelada. Para conquistar este efeito de rompimento do gelo, foi aplicado um adesivo nas colunas, nos vidros posteriores e na caixa de publicidade.
Sobre a Clear Channel
A Clear Channel está presente no Brasil há 10 anos e é pioneira em mobiliário urbano no país. Seu objetivo é oferecer benefícios ao mercado publicitário e também serviços de qualidade à população. A empresa opera nos mercados de Niterói, Curitiba e Rio de Janeiro com Mobiliário Urbano, Newsstand Media (Bancas de Jornal), Relógios Convencionais e o Projeto Orla; em São Paulo e nas principais praças do Interior: Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Americana, Piracicaba e ABC com Outdoor, Painéis Urbanos e Painéis Rodoviários. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.clearchannel.com.br.
Agência: Heads Propaganda
Cliente: RIOSUL Shopping Center
Título da campanha: Natal no Gelo RIOSUL
Produto: Natal 2010
Criação: Luiz Christello, Gabriela Treiger, Paula Campos e Fernando Maciel
Direção de Criação: Kike Borell, Luiz Christello e Flavio Medeiros
Art buyer: Alexandre Godinho e Carlão
Ilustração: Jomar Machado
Produção Gráfica: Alexandre Godinho
Atendimento: Daniella Soni e Fernanda Teixeira
Mídia Dirt/Ger: Marilene Fernandes, Giovanna Victorazzo e Mauro Santos.
Aprovação/Cliente: Márcio Werner e Ana Gabriella Affonso
(Fonte: P. da Propaganda)
MARCA DAS OLIMPÍADAS NO RIO GUARDADO A SETE CHEVES
A marca oficial das Olimpíadas 2016 será divulgada ao público no réveillon de Copacabana após o show de Daniela Mercury. A apresentação está marcada para 22h em frente ao hotel Copacabana Palace.
O sigilo é absoluto. Caso a imagem vaze para a imprensa antes de 31 de dezembro, a empresa que criou a marca terá que pagar uma multa de 780 000 reais.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Campanha Vestibular 2011.1 UCSAL
ESSA NÃO PODIA DEIXAR DE POSTAR:
Título: Invasão Agência: Leiaute Categoria: Televisão Link: http://www.youtube.com/watch?v=FONQc111lF8 Anunciante: UCSal Direção de Criação: Rogério Chetto Redação: Rogério Chetto Direção de Arte: Victor Azevedo Atendimento: Adriana Mira e Patrícia Almeida Produtora: Ontop Direção: Márcio Cavalcante RTV: Marcelo Costa e Lara Lima |
CAMARO? MEU SONHO!
A Chevrolet anuncia a chegada do Camaro no Brasil com nova campanha criada pela WMcCann, filmes, videoclipe e anúncios, e AG2 Publicis Modem, responsável pelas peças para mídias online. Para divulgar um carro tão imponente a estratégia publicitária não poderia seguir a mesma linha dos demais lançamentos automobilísticos. Por isso, ela foi elaborada em três fases na televisão.
A primeira delas trazia um teaser, mostrando um rapaz saindo de casa e entrando no Camaro cantando o jingle "No silêncio de um Chevrolet", criado por Zé Rodrigues na década de 80. Assim que ele começa a dirigir o muscle car a música ganha uma versão inédita na voz do cantor e compositor Frejat. O rapaz segue em sua performance com o carro até a entrada de uma propriedade particular. Neste momento, o filme acaba e entra a frase: &147;Continua no intervalo do Fantástico.
A continuidade é um filme de 90", dirigido por Andrucha Waddington, que estreou ontem, dia 21. A música tema "No silêncio de um Chevrolet" vira vídeoclipe com Frejat, Edgard Scandurra e banda, que interpretam o rock and roll enquanto o Camaro é apresentado em uma performance eletrizante.
Assista o filme que passa na TV:
Agora o clipe de continuação disponível no site da Chevrolet:
Clique abaixo para mexer com sua imaginação:
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
INOART PRODUÇÕES PROMOVE EVENTO NA UCSAL
Ontem, 18 de novembro de 2010 a Inoart Produções realizou na Universidade Católica do Salvador no Campus da Lapa o Pátio Cultual – Mitos e verdades da Produção Cultural que reuniu grandes profissionais da área de Comunicação e Produção Cultural como Carol Roxo RP e Marketing da TIMBALADA, Priscila Sodré do Teatro Gamboa Nova, Marcos da Cruz, Fael Primeiro músico e compositor e J Veloso músico e compositor, no qual rolou um bate papo bem descontraído e uma troca de experiências entre os convidados e os estudantes de comunicação que ali fez uma grande platéia.
O evento por sua vez abriu com o show da banda Lúvica com a cantora Lúci Santana que soltou sua voz dando ritmo ao evento. No decorrer o publico teve a oportunidade de assistir manifestações artísticas com malabares e a presença de Jocélia Fonseca (estudante de letras da UCSAL) que chegou com a pureza dos versos e poemas dando inicio ao sarau. Os Publicitários de Elite fizeram a cobertura do evento e breve lançará o DVD do Pátio Cultural.
A CHEVROLET CRIA NOVO SITE E É ELEITA O MELHOR DA CATEGORIA PELA REVISTA AUTO ESPORTE
A Chevrolet sagrou-se a como a grande vencedora do prêmio Site do Ano 2011, na edição de 2010 do Prêmio da Revista AutoEsporte, considerado um dos mais importantes da indústria automobilística.
O projeto, desenvolvido pela AG2 Publicis Modem, em parceria com a equipe de marketing da Chevrolet, entrou no ar no início desse ano após um período de reformulação, no qual foi inserido o conceito Chevrolet e Você, através de uma linguagem muito mais pessoal para falar com os seus clientes. A marca também investiu na valorização das imagens dos veículos, oferecendo recursos como o 360°. O site segue, ainda, a tendência da internet 2.0 com foco nas redes sociais, comunicação direta com cliente via Twitter, entre outros.
De acordo com Pedro Luiz Dias, diretor de comunicação social da General Motors, “prestar atenção nessas novas ferramentas de comunicação – internet, mídias sociais – é importante, uma nova tendência da comunicação que tem que ser priorizada. O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho”, declarou.
“Ao longo desse ano, a AG2 focou seus esforços em levar para a internet a qualidade, os serviços e as oportunidades que as marcas Chevrolet oferecem aos seus consumidores, através de projetos desenvolvidos para Agile, Camaro e nova Montana”, diz Cesar Paz, CEO da agência. “É uma satisfação e motivo de orgulho receber um prêmio como esse, pois reflete o trabalho que vem sendo construído ao longo dos últimos seis anos e o sucesso da parceria com a Chevrolet que tem uma equipe de marketing comprometida e que acredita no potencial dos meios digitais”, conclui.
SOBRE A AG2 PUBLICIS MODEM
A AG2 Publicis Modem é uma agência de comunicação webnative do Grupo Publicis. Faz parte das operações globais da Publicis Modem no mundo, que hoje contam com mais de 1.400 colaboradores na Europa, América do Norte e Ásia. No Brasil, já atua há mais de uma década, com 170 colaboradores em São Paulo e Rio Grande do Sul. Atende grandes marcas como Bradesco, Embraer, General Motors, Bunge e Grupo SEB. O modelo de negócio é fazer comunicação multicanal a partir de plataformas e ambientes de interação para potencializar as estratégias de marketing e vendas das organizações. Sua missão é tornar as marcas de seus clientes cada vez mais fortes por meio de experiências interativas concebidas com inteligência, criatividade e inovação.
(Fonte: portaldapropaganda)
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Programas TRAINEES 2011
ESTUDANTES DE:
Administração de Empresas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia (todas as modalidades), Marketing, Produção Cultural, Propaganda e Marketing, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Relações Internacionais.
Com previsão de concluir até dezembro de 2010 se liguem nas oportunidades de grandes empresas para os programas de TRAINEES 2011. As pessoas com nível superior desde julho de 2008 nesses cursos citados acima também podem participar.
EMPRESAS QUE ESTÃO PROPORCIANANDO ESSES PROGRAMAS DE TRAINEES:
FCA - FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA
As inscrições começaram 1º e terminam dia 31 de outubro.
Programa Trainees FCA 2011 – Talento Além dos Trilhos, que se destina aos recém-graduados em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharias, Marketing e Relações Internacionais.
Mais informações no site www.fcasa.com.br
T4F - TIME FOR FUN
As inscrições encerram 31 de Outubro.
- Fluência no idioma Inglês. Espanhol fluente será um diferencial.
- Amplo conhecimento de Informática.
- Disponibilidade para morar na cidade de São Paulo.
Importante! O candidato deve acompanhar o andamento do processo, convocações e resultados através do site www.traineeT4F.com.br. Não deve esperar receber e-mails.
MARS
A MARS, Incorporated é uma das maiores empresas de capital privado do mundo, que produz alguns dos produtos líderes mundiais nos segmentos de chocolates e confeitos, de alimentos, de produtos para animais de estimação, gomas de mascar, mentas e adicionalmente possui negócios crescentes nos segmentos de bebidas e saúde & nutrição.
Pré-Requisitos:
Inglês fluente;
Bons conhecimentos em Pacote Office ;
Então estudantes e recém-formados, BOA SORTE! terça-feira, 26 de outubro de 2010
Redes sociais
Segundo informações divulgadas pela Agência das Nações Unidas, até o final de 2010 um terço da população mundial terá acesso a rede mundial de computadores. Em números são mais de 2 bilhões de usuários dos quais 71% são dos países desenvolvidos e 21% dos subdesenvolvidos.
Todos esses dados só vêm a corroborar o poder da internet na vida das pessoas. Atualmente é notável que cada vez mais a publicidade ganha espaço nessa rede e com muito sucesso, um exemplo atual disso que está muito em alta, são os sites de compras coletivas, no qual Diariamente são oferecidos produtos e serviços a preços promocionais, com descontos reais a partir de 50%.
As redes sociais são hoje um dos maiores progressos da rede mundial de computadores. È comum que a maioria dos usuários da internet tenham Twitter, orkut, facebook entre outros, percebendo isso as empresas cada vez mais fazem uso dessas redes para vender, informar e até mesmo contratar profissionais. O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado constatou que 65% das empresas já utilizam essas ferramentas.
No topo da pirâmide encontramos o twitter como uma das redes sociais mais utilizadas pelas organizações. Segundo pesquisa realizada pelo Ibramerc, o twitter está sendo utilizado por 84% das empresas, em segundo lugar o You Tube 62% e em terceiro o Facebook com 61%. Para as empresas essas redes sociais tem a função de acompanhar o mercado, acompanhar o comportamento dos consumidores além de analisar a concorrência.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Uso das cores na publicidade
As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras. Além disso, causam estímulos diferentes e é por isso que quando vamos realizar um trabalho publicitário visual devemos saber que estamos trabalhando com um elemento de resposta rápida, e este vai gerar em seus observadores, sensações que podem ser favoráveis ou não, então devemos estar ligados a sua psicologia para que nossa peça gráfica possa atingir o objetivo desejado.
A publicidade faz uso de várias técnicas para chamar a atenção dos consumidores e por conseguinte vender seus produtos. Um dos pontos básicos da propaganda é a atenção que o público vai dedicar à peça, e é por esse motivo que se faz uso das cores que tem uma capacidade mais intensa de atrair emocionalmente as pessoas, despertando alegria, desejo paixão força etc.
Podemos citar o Mc'Donalds como uma das empresas que mais sabem fazer uso das cores. O amarelo e o vermelho estão totalmente presentes na marca e nos seus estabelecimentos, O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos utilizados em grande quantidade estimulam os consumidores a comerem mais e com certa agilidade, já que estas geram certo desconforto quando visualizadas por muito tempo.
A cores podem ser divididas em cores quentes e frias. As cores mais suaves passam uma certa calma, possuem comprimentos de ondas menores, diminuem a temperatura do corpo, expressam sutileza, classe. Em oposição temos as cores quentes, que chamam mais atenção e tem alto poder de penetração aumentando a temperatura do corpo.
De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:
VERMELHO: Aumenta a atenção, é etimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e enrgia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de ua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Gerlmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.
AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicads em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouo ecomendável em publicidade.
VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.
CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.
AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.
AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.
AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.
VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.
VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode ausar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.
AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.
VERMELHO: Aumenta a atenção, é etimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e enrgia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de ua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Gerlmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.
AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicads em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouo ecomendável em publicidade.
VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.
CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.
AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.
AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.
AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.
VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.
VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode ausar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.
AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.
.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Expomark 3 – Marketing Cultural Interativo na F2J
A Expomark entra em 2010.2 na sua terceira edição. O tema atual é “Marketing Cultural Interativo”, focando alguns exemplos da diversidade da cultura em Salvador e seus caminhos de mediação através das novas tecnologias e os efeitos no contexto urbano.
Neste intento, serão exibidos produtos e serviços que compõem o mercado cultural soteropolitano num grande bazar artístico que envolve audiovisual, moda, instalações e intervenções artísticas, além de palestras gratuitas com profissionais conceituados da área de Design e comunicação.
Maiores informações:
http://expomark3.blogspot.com/
Palesta de Pedro Cordier na UCSal
Segue um pequeno resumo da palestra realizada por Pedro Cordier, na Ucsal, organizada pela Viés e a trespontos:
Hoje em dia as pessoas estão voltadas para as redes sociais. Um exemplo dado na palestra a possível compra de um NOKIA N93. As pessoas antigamente faziam buscas em lojas ou procuravam amigos que tinham o aparelho, ou que tinham conhecimento das vantagens e desvantagens de possuir um Nokia N93. Com a nova era, busco no Google imagens e funções do aparelho, após, no youtube para vê videos de pessoas que já tem o aparelho, depois vou ao Orkut ou ao facebook e procuro comunidades onde eu encontre as vantagens e desvantagens do aparelho, o que eles acham do aparelho, quais os possíveis problemas que posso encontrar, onde encotro assistências, e peças... Dai entro no MsN e falo para o meu melhor amigo que quero comprar um Nokia n93, pergunto a opnião dele, já que tem um conhecimento amplo, após, entro no Buscapé e faço busca de preços, entro no Mercado Livre e realizo a compra e dai twitto: " Comprei um novo brinquedinho, é um nokia n93 e é deste que faço esse post."
E fechou a palestra com chave de ouro: " Não importa se fazemos midia, o importante é o quão bom fazemos!
http://enviesando.zip.net/
Será que ainda temos realmente credibilidade no Impresso?
A palestra foi totalmente voltada para as midias sociais!
A palestra foi totalmente voltada para as midias sociais!
Hoje em dia as pessoas estão voltadas para as redes sociais. Um exemplo dado na palestra a possível compra de um NOKIA N93. As pessoas antigamente faziam buscas em lojas ou procuravam amigos que tinham o aparelho, ou que tinham conhecimento das vantagens e desvantagens de possuir um Nokia N93. Com a nova era, busco no Google imagens e funções do aparelho, após, no youtube para vê videos de pessoas que já tem o aparelho, depois vou ao Orkut ou ao facebook e procuro comunidades onde eu encontre as vantagens e desvantagens do aparelho, o que eles acham do aparelho, quais os possíveis problemas que posso encontrar, onde encotro assistências, e peças... Dai entro no MsN e falo para o meu melhor amigo que quero comprar um Nokia n93, pergunto a opnião dele, já que tem um conhecimento amplo, após, entro no Buscapé e faço busca de preços, entro no Mercado Livre e realizo a compra e dai twitto: " Comprei um novo brinquedinho, é um nokia n93 e é deste que faço esse post."
http://enviesando.zip.net/
Mostra fé no cinema
A Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral de Comunicação promove de 26 a 29 de outubro, na Sala de Arte XIV (Pelourinho), a Mostra Fé no Cinema. Esta é a oportunidade de você conferir filmes nacionais, que dificilmente conseguem entrar no circuito comercial e ainda refletir sobre a fé no cotidiano das pessoas.
XIII SEMOC - Econômia e Vida: convergências e divergências.
Nos dias 18 a 22/10/2010 acontecerá a XIII Semana de Mobilização Científica – SEMOC. As oficinas, palestras e painéis estarão sendo ministradas nos campus de Pituação e da Federação.
A XIII Semana de Mobilização Científica – SEMOC inclui, dentre seus principais objetivos, contribuir para a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no Nordeste brasileiro, articular iniciativas de produção do conhecimento nos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UCSal e promover o intercâmbio científico e cultural entre as Universidades e Centros de Pesquisa nordestinos.
Inscrições
https://www.ucsal.br/semoc/inscricao/home.asp
Mais informações
No site da UCSAL: http://www.ucsal.br/
Através do e-mail semoc@ucsal.br
Telefones (71) 3203-8973 e 3203-8970.
Encontro de Comunicação Social
Nos dias 18/10 a 22/10 acontecerá na UNEB (Salvador) o Encontro de Comunicação , que tem com o objetivo a discussão do ser e do fazer da atividade de Relações Públicas. Com o tema “Quem é você? Qual é a sua?” tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da atividade, assim como dialogar com docentes, discentes e profissionais da área, além de outras habilitações em Comunicação Social. Para isso torna-se essencial a criação e manutenção de um espaço de constante avaliação crítica do ensino e prática profissional das Relações Públicas, fundamental para a construção de uma identidade comum e esclarecimento público da importante contribuição deste profissional para a sociedade.
Como participar:
- Preencha por completo o Formulário de Inscrição (Requisite o formulário pelo email: contatoecomrp@gmail.com)
- Realize o depósito identificado no valor de R$ 15,00 referente à taxa de inscrição:
Dados da conta poupança da Caixa Econômica Federal:
Agência: 1522 – Shopping Piedade
Conta Poupança: 013.00.100.505-0
Em nome de: Daniela Souza Capistrano
- Envie o seu formulário devidamente preenchido para o email: contatoecomrp@gmail.com e leve o comprovante de depósito no dia do credenciamento.
- Aguarde a confirmação de recebimento da sua inscrição.
Taxa de Inscrição: R$ 15,00
Programação
Segunda 18/10/2010
Até 14:00 Credenciamento
14:00 – 15:30 Solenidade de AberturaTeatro UNEB
15:30 – 17:0018:30 Aula Magna: Por que Relações Públicas? Profª. Drª. Maria Aparecida Ferrari (ECA – USP)
Teatro UNEB
Lançamento do Livro Relações Públicas: Teoria, contexto e relacionamentos
Terça 19/10/2010
14:00 – 16:00
Oficina: Cartaz Alisson Santos (UNIJORGE)Laboratório I DCH I
Oficina: Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a mídia - Everton Santos (Assessor de Comunicação) Laboratório II DCH I
Workshop: Comunicação OrganizacionalRodrigo Cogo (IDEAFIX Brasil)
Sala 09 do DCH I - Grupos de Discussão: Identidade do profissional de Relações Públicas
Eixo A: Dissonâncias entre o ser e o fazer do Relações Públicas Profª. Me. Zilda Paim (DCH -UNEB)
Sala 10 do DCH I
Eixo B: Identidade e valorização do profissional de Relações Públicas Prof. Me. Marcelo Chamusca (IFBA) e Márcia Carvalhal (Portal RP Bahia)
Sala 12 do DCH I - Apresentação de Projetos de Pesquisa e/ou TCCs Auditório Ivete Sacramento – DCH I
16:30 Mesa Redonda: Identidade do profissional de Relações Públicas
Profª. Drª. Ana Maria Walker Roig Steffen (PUC –RS) Profª. Me. Zilda Paim (DCH -UNEB)
Teatro UNEB
19:00 Lançamento do Livro O Conceito de Públicos em Relações Públicas Profª. Drª. Ana Maria Walker Roig Steffen (PUC –RS)
Foyer do Teatro UNEB
Quarta - 20/10/2010
Oficina: Jornal Mural
14:00 – 16:00 Profª. Vânia Pessoa (SEMEC – Lauro de Freitas) Laboratório I DCHI
Oficina: Novas Tecnologias (Twitter, Orkut, blogs) Prof. Me. Luis Adolfo de Andrade (ENGENHO NOVO/ UNEB)
Laboratório II DCH I
Workshop: Gerando resultados em Relações Públicas
Everton Santos (Assessor de Comunicação)
Sala 09 do DCH I
Grupo de Discussão: Novas tecnologias em Relações Públicas Eixo A: As Redes Sociais como ferramenta de Relações Públicas
Rodrigo Cogo (IDEAFIX Brasil)
Sala 05 do DCH I
Eixo B: Estratégias de Comunicação na contemporaneidade Prof. Dr. Adriano Sampaio (FACOM – UFBA)
Sala 12 do DCH I
Apresentação de Projetos de Pesquisa e/ou TCCs Auditório Ivete Sacramento – DCH I
16:30 Mesa Redonda: Novas tecnologias em Relações Públicas Profª. Me. Carolina Frazon Terra (FECAP – SP)
Leonardo Vilanova
Teatro UNEB
Quinta - 21/10/2010
14:00 – 16:00 Oficina: Newsletters
Prof. Elias Cunha Bitencourt (DCET – UNEB/ UNIFACS) Laboratório I do DCH I
Oficina: Release Prof. Dr. Suênio Campos de Lucena (DCH – UNEB)
Laboratório II do DCH I
Workshop: Serious Games e o processo de formação Profª. Drª. Lynn Rosalina Gama Alves (UNEB)
Sala 09 do DCH I
Grupo de Discussão: O Relações Públicas e o Mercado de Trabalho Eixo A: Relações Públicas Multifuncional
Anne Elisabete da Silva Américo de Brito (CONRERP 3ª Região)
Sala 10 do DCH I
Eixo B: As distâncias entre o Relações Públicas e o Mercado Privado Prof. Me. Luiz Teodoro (UCSAL/UNEB)
Sala 12 do DCH I
Apresentação de Projetos de Pesquisa e/ou TCCs Auditório Ivete Sacramento – DCH I
16:30 Mesa Redonda: O profissional de Relações Públicas e o Mercado de Trabalho Danúbia Leal (LTECS)
Prof. Me. Ricardo Caribé (Tábuas da Ponte/ EA – UFBA)
Teatro UNEB
Sexta - 22/10/2010
14:00 – 16:00 Painel Final: Relações Públicas – Quem é você? Qual é a sua?Relações Públicas na Bahia: Engajamento, Cenário e Perspectivas
Marcelo Gentil (DESENBAHIA – CONRERP 3ª Região)
Teatro UNEB
18:40 Encerramento
domingo, 17 de outubro de 2010
“Bem na foto” com Guaraná Antarctica
Realizando uma ação de marketing promocional promovendo a energia contagiante, o Guaraná Antarctica busca em sua nova campanha fotos de momentos únicos e inesquecíveis dos seus consumidores reais. Para elaborar um guia conceito da marca, está realizando um concurco cultural para reunir atitudes, ideias e tudo aquilo que o Guaraná Antarctica é, premiando sete pessoas que ganharão R$ 200,00 (duzentos reais) para gastarem como quiserem.
Os interessados deverão tirar fotos com o seu grupo de amigos revelando seus momentos de energia contagiante dentro do período diurno, podendo conter nas imagens produtos da linha Guaraná Antarctica e com a liberdade de poder enviar quantas imagens o candidato decidir.
As fotos devem ser postadas no Flickr ou em qualquer outro site que permita a hospedagem de imagens e encaminhar o link para o portal da promoção. A campanha segue até o dia 18/10(AMANHÃ), premiando os autores das sete melhores fotos.
Corram!! Ainda dá tempo!!!
Postagem: Alana Rosa
Festival Brasileiro de Publicidade 2010
Festival Brasileiro de Publicidade 2010
Site ou Mapa: http://www.festivalabp.com.br/
Tipo de evento: Festival Brasileiro de Publicidade
Organizado por: ABP - Associação Brasileira de Propaganda
Descrição do evento
O Festival Brasileiro de Publicidade será realizado no Hotel Copacabana Palace no período de 20 a 22 de Outubro de 2010.
Poderão participar
Agências de Publicidade, Agências de Promoção, Anunciantes, Produtoras de Filmes e de Som, Empresas de Mídia Exterior, Empresas de Mobiliário Urbano e outras empresas do setor de comunicação que criem e veiculem peças publicitárias.
Postagem: Alana Rosa
Horário: 20 outubro 2010 a 22 outubro 2010
Local: Hotel Copacabana Palace
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Site ou Mapa: http://www.festivalabp.com.br/
Tipo de evento: Festival Brasileiro de Publicidade
Organizado por: ABP - Associação Brasileira de Propaganda
Descrição do evento
O Festival Brasileiro de Publicidade será realizado no Hotel Copacabana Palace no período de 20 a 22 de Outubro de 2010.
Poderão participar
Agências de Publicidade, Agências de Promoção, Anunciantes, Produtoras de Filmes e de Som, Empresas de Mídia Exterior, Empresas de Mobiliário Urbano e outras empresas do setor de comunicação que criem e veiculem peças publicitárias.
Postagem: Alana Rosa
CURSOS E APLICAÇÕES DE INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES
CURSOS E APLICAÇÕES DE INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES.
Dias: 20 e 27 de novembro /2010 (Obs.: dois sábados seguidos)
Horário: 8:00 ás 18:00h
Carga horária: 20 horas
Local: Faculdade da Cidade
Praça da Inglaterra ( ao lado dos Correios)
Salvador – Bahia
Objetivo:
Proporcionar aos participantes uma visão geral de como um profissional pode utilizar adequadamente os instrumentos de Comunicação Digital para a construção e manutenção de relacionamentos profícuos com públicos estratégicos no âmbito organizacional.
Públicos Interessados:
Profissionais e estudantes de comunicação, administração, turismo, secretariado, empresários, e outros públicos em geral interessados no tema.
Facilitadores:
Marcello Chamusca
Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; Pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; Bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura, vinculado ao CNPq. É o atual secretário geral da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil). Coordenador do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas da Faculdade Batista Brasileira (FBB); professor da pós-graduação em Comunicação e Marketing da Faculdade Juvêncio Terra (FJT), da pós-graduação em Comunicação Organizacional da Faculdade 2 de Julho (F2J); e professor de Comunicação Organizacional e Relações Públicas do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Conferencista internacional com mais de 50 conferências e palestras realizadas em 7 países da Europa e América Latina. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do Boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online e da Rádio RP-Online, além de colunista do Portal Nós da Comunicação. Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É autor do livro Relações Públicas do Brasil (2007); autor de mais de 50 artigos publicados em livros, periódicos científicos e sites especializados na área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos internacionais no Brasil e no exterior. Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Já foi por cinco vezes professor homenageado da turma, em duas instituições distintas. Foi coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).
Márcia Carvalhal
Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; Pós-graduada em Educação Superior e Novas Tecnologias; Bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisadora da área de cibercultura vinculada ao CNPq. Coordenadora do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas da Faculdade Batista Brasileira (FBB) e professora da pós-graduação em Comunicação e Marketing da Faculdade Juvêncio Terra (FJT). Conferencista internacional com mais de 50 conferências e palestras realizadas em 7 países da Europa e América Latina. É diretora de conteúdo do Portal RP-Bahia; editora da revista digital RP em Revista, do Boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online e da Rádio RP-Online. Atua como consultora de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É autora do livro Relações Públicas do Brasil (2007); autora de mais de 40 artigos publicados em livros, periódicos científicos e sites especializados na área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos internacionais no Brasil e no exterior. Foi professora dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda da Faculdade Isaac Newton; coordenadora da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro da comissão organizadora da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).
Programação:O curso é dividido em duas partes:
Parte I (expositiva)
· Apresentação do cenário social contemporâneo
· A realidade das organizações neste novo cenário
· Apresentação dos instrumentos de Comunicação Digital (usuais e de vanguarda)
· As suas aplicações no contexto organizacional
· Exemplo de utilizações adequadas e inadequadas
Parte II (interativa)
· Reflexões sobre a aplicação prática de instrumentos de Comunicação Digital, a partir do estudo de cases
· Interação entre participantes por meio de dinâmica de grupo
TAXA DE INSCRIÇÃO:
CATEGORIA
Até 30/10
(preço promocional)
Profissionais
R$ 150,00
R$ 200,00
R$ 250,00
Estudantes
R$ 75,00
R$ 100,00
R$ 125,00
Grupos até 03 profissionais
R$ 337,50
R$ 450,00
R$ 562,50
Grupos até 05 profissionais
R$ 562,50
R$ 750,00
R$ 937,50
Obs.:INCLUSO NA TAXA DE INSCRIÇÃO: CD com todo o material didático, pasta, certificado.
FORMAS DE PAGAMENTO:
1) através de boleto bancário.
2) Parcelado no cheque - em 02 vezes.
3) CARTÃO DE CRÉDITO: VISA - MASTER - HIPER CARD
4) DEPÓSITO BANCÁRIO OU TRANSFERÊNCIA
BANCO BRADESCO - AG.: 0235- 6 C/C : 96952-4
FAVORECIDO : MARIA AUGUSTA DOS SANTOS DESIGN, ME (SERV SEC)
CNPJ : 42.055.301/0001-62
Preencher a ficha de Inscrição (anexa) e enviar com o comprovante de pagamento, via fax (71) 3243-3132 ou pelo e-mail servseceventos@hotmail.com.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
SERV SEC –SERVIÇOS DE SECRETARIA
Rua Miguel Calmon 459 – Ed. Almirante Barroso s/ 401
40.015.010 – Salvador – Bahia
Tel : (71) 32433984 – 32414008 – Cel : (71) 88683639 – 99178878
E-mail : servseceventos@hotmail.com
Postagem: Alana Rosa
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Existe diferença entre Marketing e Publicidade?
É normal que algumas empresas publicitárias ainda realizem o trabalho especifico do profissional de marketing. Mas existe diferença entre o marketing e a publicidade? Essa é uma pergunta muito presente na vida dos estudantes de comunicação, que ainda têm duvidas de qual área seguir.
Podemos identificar o profissional de marketing, como sendo aquele que através de estudos e investigações, busca entender e identificar os desejos e necessidades dos consumidores. Marketólogo fabrica sonhos fazendo o uso das ferramentas que a publicidade dispõe, sempre tendo como fundamento a ética.
Algumas empresas de publicidade insistem em fazer o papel do Marketing, por dois motivos, um por essa profissão ser tão nova, porém dinâmica e eficaz, a outra, por essas duas profissões distintas estarem quase sempre em harmonia uma com a outra. Mas a Publicidade é uma das várias ferramentas poderosas do marketing, assim como a Assessoria de Imprensa e o Relações Públicas,
A Publicidade é o meio pelo qual as empresas mostram seus pensamentos, promoções e imagem, de forma persuasiva para conquistar novos consumidores. Na verdade depois de fazer o estudo através do marketing, você vai direcionar a publicidade para que ela dê retorno real ao seu negócio.
Enfim: Marketing” é uma expressão que deriva do latim “mercari” que significa “Comércio”, “mercado”. Já a publicidade deriva do latim “publicus”, que quer dizer “tornar uma idéia ou fato público”.
Assinar:
Postagens (Atom)