Banner Maker

PUBLICIDADE E PROPAGANDA VOCÊ ENCONTRA AQUI

NEWS:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


O planejamento estratégico para uma campanha publicitária é tão importante quanto qualquer outra função em uma agência publicitária, pois permite uma avaliação contínua de ações presentes e futuras a serem tomadas. Este precisa ser bem elaborado, suas estratégias deverão estar muito bem delineadas, consistente com as determinações dos objetivos, e alternativas a serem avaliadas.
Alguns gestores ao contratar os publicitáriosacreditam que terão retorno imediato para solução de seus problemas, isso pode e não pode acontecer. Estes problemas podem ser a competitividade, a imagem da empresa, e as promoções de produtos. Sem dúvidas alguns desses problemas podem ser resolvidos imediatamente com a veiculação de propagandas em mídias direcionadas. Mas só com o planejamento estratégico que os problemas podem ser resolvidos de vez, ao invés das decisões meramente intuitivas e lotéricas que muitos gestores e alguns publicitários tem, o planejamento estabelece critérios, metas, objetivos e diretrizes que diminui os riscos. No planejamento estratégico não existem estratégias erradas, existem estratégias mal definidas e empresas pouco estudas.
Este é um processo abrangente que visa definir o que a empresa deveria tornar- se e como realizar melhor seus objetivos. Alguns especialistas argumentam que esse processo é lento, complexo e de difícil execução, pois o mercado muda instantaneamente e eles precisam utilizar um processo ágil, flexíveis e com rápida mudança, quase que on-line.
Mudanças rápidas estão acontecendo e as empresa precisam acompanhar essas mudanças, se renovando tecnologicamente, investindo em programa de qualidade, treinamentos e na comunicação, pois, os usuários finais que são os seus clientes estão cada vez mais exigentes quanto a preço, qualidade e atendimento. E os publicitários possuem ferramentas para fazer com que seu cliente se destaque em relação à concorrência.
O planejamento pode ser resumido em uma análise situacional do ambiente competitivo, estudo da situação da empresa no mercado municipal, regional e mundial, definição e conhecimento da missão da empresa, decisões sobre ações a serem realizadas e as metas melhor forma possível, otimizando resultados, ou seja trazendo lucratividade as empresa. Ele é usado na construção de uma carreira e até na vida pessoal.
O planejamento estratégico é composto por estratégias organizacionais,ou seja decisões que podem ser programadas e não programadas, onde forma de investir melhor, de criar novos produtos, treinamentos, alavancar novos mercados, fortalecer a imagem e outros, que geralmente, são assuntos pautados em reuniões entre os gestores e os publicitários.
Os publicitários elaborando um planos estratégico de marketing podem auxiliar as empresas nas transmissões de idéias ao público alvo, seja com o objetivo de provocar mais vendas, fixar uma marca, melhores atendimentos ou até mesmo fortalecer a imagem empresarial no ambiente interno e externo, pois possuem como premissa a necessidade de conhecer seus clientes, clientes de seus cliente,para resolver os problemas das empresas, e alcançarem os objetivos a que foram destinados.
Por fim, a necessidade do planejamento é claro nas empresas e todo publicitário precisa conhecer seu cliente e o mercado em que ele atua incluindo os concorrentes, os ambientes interno e externo da empresa, isso no próprio briefing se faz, mas precisa de técnicas, práticas e até boa vontade que se adquire fazendo.

(Cláudia Almeida)

Nenhum comentário:

online