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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MARKETING DE GUERRILHA





O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de gue Todos sabem, ou pelos menos deveriam saber, a importância que o marketing exerce sob as empresas e o mercado, não importando o seu tamanho.

Muitos não dão o seu devido valor pelo fato de não conhecer, ou pensar que investir em marketing é algo restrito apenas às grandes empresas, devido o pensamento incorreto de que investir no marketing, na publicidade, é necessário um grande volume financeiro. Mas nem tudo é como parece.
Para quebrar essa falsa idéia de que para fazer o marketing bem feito é necessário um grande investimento financeiro, existe o marketing de guerrilha. O nome pode assustar, mas isso é somente até conhecê-lo, ou ter uma idéia dos resultados que esta modalidade de marketing proporciona.

O marketing de guerrilha é constituído por formas não convencionais de se fazer marketing, furando o congestionamento do mercado onde milhares estão gritando seus nomes no mesmo tom, colocando sua marca mais perto do seu público, ganhando maior atenção e correndo menos risco da publicidade ser ignorada, sendo assim, evitando gastos com ações que não trazem resultados satisfatórios.
Marketing de guerrilha

O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.

Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas.

A Guerra do Vietnam é um exemplo típico no qual o exército regular dos Estados Unidos acabou vencido pela guerrilha vietnamita, embora aquele conflito tenha outros fatores e características bem próprios.


Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review de Welsh e White que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.

Porém, na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de martketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.

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