Você pratica Marketing?
E o que é Marketing de Relacionamento?
Em geral as pessoas associam Marketing à propaganda. Marketing é muito mais que isso. Se formos à origem da palavra vamos encontrar no latim - Mercari - que significa o ato de transacionar, comercializar, trocar.
Diversas definições são expressas para conceituar a grandiosidade do Marketing:
Para o guru Philip Kotler "Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas". Segundo ele mesmo afirma, Marketing só faz sentido se for com lucro.
Neste momento, no entanto, vamos utilizar a definição de Al Ries, outro especialista que conceitua: "Marketing é criar MARCA na mente do cliente".
Todos os momentos em que um cliente ou prospect estiver em contato com nossa organização, serão momentos privilegiados de praticar marketing no sentido de "construir uma marca em sua mente". Uma coisa é certa: tudo que fazemos, de bom ou de ruim é percebido pelo cliente.
Quantos de nossos funcionários entendem verdadeiramente este significado e se empenham de forma contumaz em práticas diárias no sentido de construir marcas positivas na mente do cliente? Qual é o nível de "intimidade" que temos com nosso Cliente? Sim porque também podemos estar construindo marcas negativas.
Marketing de Relacionamento é: "um conjunto de ações, de responsabilidade dos profissionais que atendem, direta ou indiretamente os CLIENTES, de forma criativa e rentável, capaz de AGREGAR VALOR aos CLIENTES EXTERNOS" e resultados para a Organização.
Nossa preocupação deve ser permanente no sentido de:
Þ Reconhecer que todos nós somos responsáveis pelos Clientes;
Þ As relações Cliente e Fornecedor estão mudando;
Þ Nós estamos mudando;
Þ O processo de atender Clientes e gerar resultados está mudando;
Þ Nós atendemos diretamente o Cliente, ou atendemos a alguém que atende o Cliente.
Þ Todos nós somos responsáveis em criar marcas positivas na mente dos clientes e o Marketing de Relacionamento é esse instrumento.
Segundo Theodore Levitt especialista em Marketing "Uma estratégia que não fale explicitamente sobre os clientes e o ambiente competitivo, certamente não conseguirá gerar e manter um nível adequado de conhecimento da concorrência e do cliente na empresa, principalmente quanto aos detalhes importantes, onde o verdadeiro trabalho é realizado".
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