A campanha, criada pela AlmapBBDO, e tem como objetivo valorizar a propaganda como uma ferramenta fundamental da livre-iniciativa e de respeito à liberdade de escolha do consumidor.
Para o presidente da Abap, Luiz Lara, a campanha ressalta todos os benefícios oferecidos por uma publicidade inteligente e eficiente: "A boa propaganda, destacada nesta campanha, educa, informa, diverte e entretém, conectando marcas e consumidores, construindo uma grande percepção de valor".
Já para o presidente do Conselho Superior da ABA, Luiz Carlos Dutra, ela mostra que a propaganda é uma ferramenta para o desenvolvimento do mercado pela construção de marcas relevantes e perenes. “Pesquisas mostram que o brasileiro é um dos povos que mais valorizam a propaganda como ferramenta para o desenvolvimento de mercado.
Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO, diz “Divulgar os valores e a importância da nossa profissão para a sociedade brasileira é uma tarefa fundamental para todos nós publicitários”, afirma. Para criar a campanha, o redator Renato Simões e o diretor de arte Bruno Prosperi buscaram os comerciais antigos e atuais que conquistaram os brasileiros. O filme “Faz Diferença” mergulha nos melhores filmes publicitários brasileiros de todos os tempos para dizer que a propaganda emociona, diverte, provoca, quebra tabus, conta piadas e cria bordões para levar as marcas aos consumidores, mas não obriga ninguém a comprar nada.
A iniciativa é inédita e é dirigida a todos os brasileiros, característica ressaltada por Dutra: “O grande diferencial desta campanha é que ela é dirigida tanto para o público em geral quanto para os formadores de opinião, com exemplos claros de como a propaganda, ao longo da história, contribuiu para a construção de marcas e para o desenvolvimento de conceitos e novas categorias de hábitos e consumo em geral, bem como para conceitos de cidadania e consciência ambiental”.
Ricardo Bastos, presidente da ABA, acrescenta que "a campanha vai mostrar que a influência da propaganda transcende os efeitos sobre a marca do anunciante específico, pois tem efeito benéfico sobre a economia como um todo, melhora a vida dos consumidores, assegura a liberdade de imprensa e, por consequencia, é positiva para o conjunto da sociedade".
“Propaganda faz diferença” foi criada voluntariamente pela AlmapBBDO, produzida gratuitamente pela CINE e será veiculada também voluntariamente por veículos de comunicação em todo o Brasil. Para Raul Doria, sócio da CINE, a campanha ressalta a importância da propaganda na construção de marcas:“Lembrar que grandes profissionais de planejamento, de criação, de atendimento, pesquisa e mídia contribuíram para construir grandes marcas, e que houve a participação de atores, músicos e de toda a cadeia de profissionais de produção, tornando este gigantesco trabalho das agências em comerciais memoráveis, que ajudaram a agregar inestimável valor aos produtos anunciados”, finaliza.
Ficha Técnica – Filmes
Anunciante: Aba/Abap
Título: “Faz Diferença”, “Pra que serve”
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: Marcello Serpa, Renato Simões e Bruno Prosperi
Produtora: Cine
Direção: Sergio Cicinelli
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Tesis
Montador / Editor: Chiquinho, João Branco
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto
Aprovação: Luiz Lara, Rafael Sampaio, Ricardo Bastos, Luiz Carlos Dutra e Dalton Pastore
Anunciante: Aba/Abap
Título: “Faz Diferença”, “Pra que serve”
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: Marcello Serpa, Renato Simões e Bruno Prosperi
Produtora: Cine
Direção: Sergio Cicinelli
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Tesis
Montador / Editor: Chiquinho, João Branco
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto
Aprovação: Luiz Lara, Rafael Sampaio, Ricardo Bastos, Luiz Carlos Dutra e Dalton Pastore
Postagem: Alana Rosa (Publicitários de Elite)
Nenhum comentário:
Postar um comentário