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terça-feira, 23 de março de 2010

AlmapBBDO PROVA QUE CADA ENTREGADOR TEM A CAÇAMBA QUE MERECE QUANDO O CAMINHÃO É DA LINHA DELIVEY DA VOLKSWAGEN

Você já se viu vendendo um botão de rosa? E duas dúzias delas? Você seria capaz de vender um pé de alface ou uma latinha de cerveja na beira da estrada em dia de congestionamento?

E um caminhão de rosas, um caminhão de pés de alface, um caminhão de latinhas de cerveja? Ok complicou demais? (TIRAR A VIRGULA) Então vamos tirar tudo que havia dentro desses caminhões e, agora, refletindo com mais tranqüilidade, pense: Você seria capaz de vender um caminhão? Não? E de criar uma campanha, no mínimo, com suas mensagens publicitárias, dar uma mãozinha para os vendedores de caminhão que têm feito da Volkswagen uma empresa líder do setor no Brasil? Ah! Mas se continua muito difícil enfrentar esse desafio com eficácia, originalidade e ousadia, mesmo com todo amor que, talvez, nosso leitor tenha pela atividade de comunicação e marketing, que tal dar uma boa olhadinha no que a AlmapBBDO tem sido capaz de fazer para o seu cliente em nosso país? Exemplo de inteligência com pertinência, a nova campanha criada pelo time da AlmapBBDO para a Linha Delivery de caminhões da Volkswagen foi, com certeza, feita sob medida para incrementar ainda mais o share of mind da marca no mercado nacional, mas também leva aquele jeitinho das peças campeãs, com todos os requisitos bem avaliados para ganhar prêmio em festivais. Composta de anúncios, filme, jingle e ações na internet, a estratégia de comunicação traça um paralelo entre as necessidades do público-alvo e a capacitação dos modelos da linha, considerada a mais completa do setor em veículos leves para entregas urbanas.

Propaganda o conceito “Caminhões sob medida”, a estreia na mídia se deu no último fim de semana, com destaque para 10 páginas de anúncios sequenciais em Veja, que prosseguirão em veiculação em outras revistas semanas e especializadas.
No filme “Trena”, um homem aparece medindo um copo de leite dentro de casa. Em seguida, ele sai pelas ruas medindo tudo o que vê pela frente, até que, finalmente, mede uma caixa e deixa a trena esticada. À medida que o quadro se abre, podemos ver a parte da frente da trena e percebemos que se trata da carroceria de um caminhão, como na mídia impressa. A locução explica: “Novos Caminhões Volkswagen Delivery. Do tamanho da sua necessidade”.
Nas emissoras de rádio, o jingle ocupa os breaks deste ontem, 22 de março, acompanhando as inserções na web, onde botões de busca de sites especializados se transformam em miniaturas do Delivery. Anúncios contextuais também serão veiculados na rede de parceiros do Google: ao ler algo sobre flores, por exemplo, o internauta pode se deparar, de repente, om um banner da linha Delivery com a caçamba toda florida, mais a assinatura “Sob medida para a sua floricultura", em substituição à frase “Sob medida para os seus negócios”, que finaliza mensagens em outros formatos. (Gisele Centenaro)

segunda-feira, 22 de março de 2010

O QUE HÁ PARA BRASILEIROS COMEMORAREM NA SEMANA DO CONSUMIDOR?

Nos últimos dois anos, a relação entre as empresas e os consumidores foi marcada, principalmente, pela busca de um melhor desempenho das centrais de atendimento. No final de 2008, por exemplo, a Lei do SAC (nº 6.523) determinou prazos de resposta, padrões e normas para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Agora, o Governo estuda uma proposta de regulamentação para o relacionamento feito no ambiente online, seja através do e-mail ou de qualquer outro sistema digital. O projeto, batizado de SAC Virtual, poderá determinar o tempo de resposta e também diversos detalhes da metodologia utilizada. Essa semana o mundo todo comemorou o Dia do Consumidor (15 de março), mas há motivo para celebrar a data aqui no Brasil? Dados do Procon, divulgados em dezembro de 2009, mostram que o número de reclamações em relação ao SAC caiu de 1.342 (em dezembro de 2008), para 346 (em novembro de 2009). Não só esses números, como também os recentes acontecimentos do mercado, me fazem afirmar que há sim motivo para comemoração no País. Hoje, as empresas estão, de fato, com um olhar diferenciado para o atendimento. As companhias começaram a entender que oferecer um contato de qualidade é benéfico para todos, pois além de diferenciá-las dos concorrentes, pode melhorar, e muito, a fidelização dos clientes. É inegável que existem diversos problemas que precisam ser contornados para que o atendimento seja, verdadeiramente, bom para os consumidores. De acordo com o Procon, o tempo de espera é ainda a maior reclamação dos clientes, seguida da necessidade de relatar mais de uma vez o problema para os atendentes e da interrupção repentina das ligações. Sem dúvida, o maior impacto sentido pela área de atendimento das empresas, com a entrada da Lei em vigor, foi em relação à obrigatoriedade de auxiliar mais rapidamente aos consumidores, gerando um custo maior nas centrais. Para chegarmos ao nível desejado na qualidade do relacionamento empresa-consumidor é fundamental que o tripé pessoas, processos e tecnologia esteja equilibrado. O capital humano das companhias ainda é um fator que preocupa. É importante que as empresas entendam que existe todo tipo de tecnologia disponível, da mais simples até a mais avançada, para promover o aperfeiçoamento das relações com o cliente e torná-lo mais certeiro e ágil. Porém, a tecnologia, isoladamente, não será a solução final das dúvidas e dos problemas dos clientes. Isso depende, sempre, de um profissional treinado e com capacidade de interagir com as ferramentas digitais e com o consumidor. É fato que, ainda hoje, a maioria dos operadores de atendimento vê a posição como apenas o primeiro passo no mercado de trabalho e como um trampolim para colocações mais elevadas. Aqui está um dos principais desafios das empresas: fazer com que esses profissionais vejam o trabalho diário como parte estratégica do sucesso da empresa e que, ali mesmo, ele pode superar as limitações e conquistar novas vagas. Algumas iniciativas corporativas já mostram resultados positivos em relação aos colaboradores das centrais de atendimento. Um exemplo é a contratação de pessoas com idade entre 40 e 50 anos. Elas demonstram mais comprometimento com a vaga e entendem melhor a importância dessa função para o futuro da companhia. Outro aspecto que ainda precisa ser visto com atenção é a operação adotada para o atendimento. O call center está ainda descentralizado das demais áreas das empresas, como a de marketing e a de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O cenário ideal, para um relacionamento eficiente, seria a integração do setor com todas as equipes da empresa. Assim, o atendimento seria efetuado mais rapidamente, além de surgir a possibilidade de absorção das informações estratégicas que passam, diariamente, pelas centrais. Esse fato pode contribuir, e muito, para o melhor desenvolvimento dos negócios e dos serviços, produtos e relações que satisfaçam os consumidores. Entre as necessidades observadas pelas empresas e que vem sendo aos poucos sanadas, posso destacar a busca cada vez maior por ferramentas de autoatendimento que permitam que o cliente abra o chamado e monitore o andamento da sua solicitação sem precisar passar pela central. Também friso o investimento pesado em soluções de gestão, controle e monitoramento dos atendimentos. Trabalhar as informações geradas para abastecer o restante da empresa e apoiar a tomada de decisão é um cenário cada vez mais real. Por outro lado, o consumidor está também mais exigente, buscando padrões altos de qualidade na prestação de serviços. Isso se deve, principalmente, à enorme oferta de empresas no mercado. Ao mesmo tempo, o cliente quer colaborar, se posicionar, defender a marca, ser um evangelizador... Trata-se de um momento de envolvimento bem maior e de um relacionamento bem mais estreito. O futuro será totalmente colaborativo e contará com uma enorme diversidade de canais, isto é, o cliente poderá escolher a melhor forma de contatar a empresa, seja através dos pontos de contato físicos, do site, do e-mail, via chat ou telefone, msn, redes sociais e outras ferramentas que devem chegar ao mercado em breve. Como afirmei anteriormente, o setor está se movimentando. As oportunidades estão surgindo e há muito trabalho pela frente. Nós, que estamos envolvidos com o "mundo call center" e que, muitas vezes, estamos do outro lado do balcão como clientes também, queremos um atendimento eficiente e estamos nos empenhando nesse sentido.
(Marcelo Pugliesi)

quinta-feira, 18 de março de 2010

VIVENDO EM HARMONIA EM TODOS OS MUNDOS BEM INTERPRETADOS PELA FAMÍLIA BOHEMIA

Primando, mais uma vez, pela execlência em direção de arte no acompanhamento de textos inteligentes, a cerveja Bohemia retorna à mídia com uma série de anúncios criada pela DM9DDB que, nas mensagens aos consumidores, também sugere boas “combinações", porém, além da natureza estética. A brincadeira é recomendar a experimentação de novos pratos, aproveitando para, ao mesmo tempo, conhecer os sabores diferenciados da linha Bohemia. A sugestão desta semana, por exemplo, é saborear uma Bohemia Pilsen na companhia de uma gostosa carne vermelha, ou, então, uma Bohemia Escura que, com toda certeza, faz grande dupla com uma porção de pastéis de palmito. Outra dica deliciosa e perspicaz do time de criativos da agência e da marca anunciante? Uma Bohemia Weiss com aquela irresistível Lula à Dore, mas se a fominha por pequenina, que tal uma Confraria para combinar com uma leve seleção de queijos? "A ideia da harmonização é provocar uma experiência mais completa de degustação tanto da cerveja como do prato – uma experiência que pareça inédita a cada tentativa, mas que faça todo o sentido", explica Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing de Bohemia, sobre a nova estratégia, cuja sacada adicional é vir a público deixar muito claro que a riqueza da linguagem publicitária é uma faca de dois gumes, mutíssimo afiada nos dias atuais, motivo pelo qual ela cai bem melhor nas mãos de profissionais competentes, como o time da DM9DDB, onde são notórios os cuidados tomados – e elogiáveis – para que, em vez de ferimentos e maus-tratos, tanto para quem maneja as ferramentas de comunicação, como para quem paga pelos seus serviços e para o público atingido, o resultado constatado, ao se avaliar o caminho de ida e volta percorrido por uma mensagem, seja, além da eficácia em marketing, o incentivo às relações pacíficas entre seres humanos, neste caso, sob o aspecto informal, que é aquele que compete à propaganda, nos legando, desse modo, informações corretas e, quando possível, entretenimento de boa qualidade. Afora ainda o fato de que beber de barriga cheia também é bem mais seguro em qualquer situação, a diretoria de comunicacão da agência revela que, simultaneamente à veiculação de páginas duplas, a Bohemia e a DM9DDB também programaram a inserção de anúncios diferenciados que trazem receitas destacáveis para que o consumidor as guarde junto com a indicação de qual cerveja harmonizar com o prato. Por seu turno, na TV por assinatura, a campanha apresentará vinhetas de pergunta e resposta em intervalos que explicaram ao consumidor como harmonizar as opções da Família Bohemia com bons pratos em casa, em restaurantes ou bares. A campanha engloba ainda anúncios em jornais, peças de internet, materiais de pontos de venda e ações below the line nos principais bares e restaurantes de São Paulo.

(Gisele Centenaro)

sexta-feira, 12 de março de 2010

ENSAIO FOTOGRÁFICO COM A MODELO LAIS BARROS

Publicitários de Elite voltam aos estúdios da UCSAL junto a modelo Lais Barros para produzir uma peça publicitária do filme hitman. O filme é baseado na série de jogos que conta a história do Agente 47, criado para ser um matador exímio. Suas armas mais poderosas são a ousadia, assim como o orgulho e o brio que tem na execução de seu trabalho. O número 47 representa os dois últimos dígitos do código de barras tatuado em sua nuca, e é também a única identificação que ele possui. Porém, passa a ser perseguido pela Interpol e por militares russos, então, este tenta descobrir quem tramou contra ele. Mas ao mesmo tempo tem de aprender como lidar com emoções desconhecidas, como amizade, que a Nika Boronina desperta nele. Confira fotos e making off:

quarta-feira, 10 de março de 2010

GARRAS DA TIGRE PROVAM DO QUE SÃO CAPAZES EM MAIS UMA CAMPANHA DA TALENT

O conceito “Quem não sabe dança” dará novamente o tom das mensagens publicitárias veiculadas pela Tigre em 2010, cuja primeira campanha, novamente criada pela Talent, já está em veiculação, englobando, num primeiro flight, quatro comerciais, todos combinando humor com música e dança para atrair a atenção do público com a intenção explícita de transmitir com todas as letras o recado sintetizado na assinatura: “Como tigre só tem tigre”. O plano de mídia completo compreende emissoras de TV aberta, por assinatura, rádio, anúncios em revistas e jornais, ações em pontos de venda e merchandising. Líder absoluta na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC não somente no Brasil, mas em diversos países da América Latina, a Tigre é hoje, sem dúvida, uma das maiores companhias do mundo em seu setor de atuação. Referência nos mercados predial, de infraestrutura, irrigação e indústria, a Tigre também é reconhecida pela sua cultura de valorização das pessoas. Fundada em 1941, tem oito plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (pincéis Tigre), perfis de PVC (claris) e acessórios (plena) e 10 no exterior, sendo duas na Bolívia e as demais nas seguintes nações: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. No total, a companhia possui 6.200 funcionários. Cerca de 300 mil toneladas de produtos são fabricados anualmente, gerando, apenas em 2008, um faturamento de R$ 2,3 bilhões. A Tigre investe, anualmente, uma cifra próximas a 3% do faturamento total em comunicação e marketing, com iniciativas que valorizam o relacionamento com toda a cadeia da construção, com destaque para os profissionais das revendas, instaladores, arquitetos, especificadores e engenheiros. “A Tigre aposta em uma comunicação consistente e constante, com um conceito central que permeará todas as formas de comunicação com os diferentes públicos com quem nos relacionamos”, afirma o gerente corporativo de marketing da Tigre, Guilhermo Bressane, em nota à imprensa. Os resultados positivos da campanha de 2009, também criada pela Talent, foram mensurados em uma pesquisa encomenda pela empresa ao Instituto Datafolha. A Tigre foi a mais lembrada no setor de tubos e conexões por 74% dos entrevistados, enquanto a segunda colocada foi citado por 4% – uma diferença absurdamente surpreendente, mas perfeitamente plausível em razão da força popular da marca no mercado nacional. “O jeito descontraído e irreverente com que a Tigre se comunica ajuda a chamar a atenção do consumidor e também facilita a retenção da mensagem. O consumidor tem na Tigre uma escolha segura e confiável para a sua obra”, argumenta Bressane. Também foram significativos os índices de preferência e lealdade: na resposta à pergunta sobre qual a marca preferida em caso de uma compra naquele dia, 84% dos entrevistados demonstraram preferência pela Tigre. Entre aqueles que compraram algum produto da Tigre nos últimos 12 meses, 93% responderam que comprariam novamente.
(Fonte: CDN Comunicação Corporativa)

VEJA CONCLUI PROJETO "40 PROPOSTAS QUE O BRASIL NÃO PODE ESQUECER"

A Veja, terceira maior revista de informação semanal do mundo, inicia o ano de 2010, considerado o marco zero da economia limpa no mundo, com uma conquista para seus leitores e também para todo o Brasil. Trata-se da conclusão do projeto "40 Propostas que o Brasil não pode esquecer", que teve como objetivo sensibilizar governantes e cidadãos, incluindo os leitores de Veja, para uma discussão a respeito de como o país poderia se tornar cada vez melhor em seis áreas distintas: educação, meio ambiente, economia, imprensa, democracia e megacidades.Para cada proposta ou comentário gerado sobre o assunto, entre os meses de novembro de 2008 a dezembro de 2009, foi plantada uma muda de árvore nativa pela SOS Mata Atlântica na Reserva Ecológica de Guapiaçu no Rio de Janeiro, totalizando 5 mil mudas durante o período. Os internautas podem conferir pelo site de www.veja.com onde e como as mudas foram plantadas. O projeto "40 Propostas para o Brasil faz parte das ações comemorativas de 40 anos da revista Veja, que em 2008 realizou o seminário “O Brasil que queremos ser”, e, na ocasião, reuniu os maiores pensadores de diversas áreas que discutiram 40 propostas que pudessem mudar o país de forma positiva. Essas 40 propostas culminaram em uma série de anúncios publicitários, divulgados nas publicações de Veja e do Grupo Abril, com o objetivo de chamar atenção do público leitor e mobilizá-los a comentarem estas propostas, bem como contribuir com as suas próprias ideias. Para tal foi criado um canal no site de Veja, específico para esta discussão.Cada uma das seis áreas discutidas foi organizada em painéis temáticos, mediados por um especialista no assunto. Para cada proposta ou comentário gerado no site, foi plantada uma muda de árvore nativa pela SOS Mata Atlântica na Reserva Ecológica de Guapiaçu no Rio de Janeiro. A conclusão do projeto pode ser verificada no site: http://veja.abril.com.br/40anos/conclusao.shtml. Esta é mais de uma série de ações que a Veja promove pensando no país que queremos ser, levando em consideração o desenvolvimento sustentável e o compromisso com o meio ambiente.
As 40 Propostas discutidas e debatidas por área foram:
  • Educação
  • 1 Choque de meritocracia na educação;
  • 2 Convencer os pais de que eles são parte da escola;
  • 3 Ampliar a rede de ensino técnico superior;
  • 4 Fomentar a competição entre as universidades;
  • 5 Financiar os melhores pesquisadores;
  • 6 Criar currículos obrigatórios para a educação básica;
  • 7 Investir na formação dos professores e de quem forma os professores;
  • 8 Mais pesquisa ambiental no Brasil.
  • Ambiente
  • 9 Dobrar o saneamento básico em 10 anos;
  • 10 Transformar pastos em áreas produtivas;
  • 11 Premiar prefeituras pela preservação ambiental;
  • 12 Unificar as leis ambientais;
  • 13 Dar independência financeira aos parques ecológicos;
  • 14 Criar um plano nacional de zoneamento econômico-ecológico;
  • 15 Tornar mais vantajoso manter uma árvore de pé do que cortá-la;
  • 16 Investir em fontes renováveis de energia;
  • 17 Não desperdiçar energia.
  • Economia
  • 18 Reforma da Previdência já;
  • 19 Criar um teto para os gastos públicos;
  • 20 Um Banco Central independente;
  • 21 Aplicar a lei de responsabilidade fiscal ao governo federal;
  • 22 Modernizar as leis trabalhistas;
  • 23 Tornar as agências reguladoras menos vulneráveis ao loteamento político;
  • 24 Garantir a concorrência na exploração do pré-sal;
  • 25 Poupar os dólares do petróleo;
  • 26 Privatizar a gestão hospitalar;
  • 27 Privatizar a infra-estrutura.
  • Imprensa
  • 28 Acabar com a Lei de Imprensa.
  • Democracia, Raça e Pobreza
  • 29 Profissionalizar a gestão pública;
  • 30 Recriar o federalismo;
  • 31 Fiscalizar os programas sociais;
  • 32 Inserir os pobres no mercado de trabalho.
  • Megacidades
  • 33 Eliminar as favelas da paisagem;
  • 34 Superprefeitos para as regiões metropolitanas;
  • 35 Combater o tráfico de drogas com realismo;
  • 36 Planejar o crescimento;
  • 37 Tirar a majestade do carro;
  • 38 Organizar o transporte coletivo;
  • 39 Conferir aos ônibus o padrão de metrô;
  • 40 Não se intimidar com os desafios.

segunda-feira, 8 de março de 2010

COMERCIAIS DE CELEBRIDADES QUE FORAM BANIDOS PELA JUSTIÇA.

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Reprodução / Divulgação Pamela Anderson, Cauã Reymond e Paris Hilton Recentemente Paris Hilton foi a escolhida para ser a garota propaganda da nova campanha publicitária da cerveja Devassa, do grupo Grupo Schincariol. Com o slogan "Bem Loura. Bem Devassa", o comercial começou a ser veiculado em fevereiro e mostrava a socialite em uma performance sensual com a latinha da bebida nas mãos. Após inúmeras ações, entre elas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu, na última segunda-feira, 1, retirar o vídeo publicitário do ar. De acordo com a entidade, a campanha era "discriminatória e sexista", colocando a mulher em posição de objeto sexual. Em setembro de 2009 a sinceridade da vovó moderna chocou os mais conservadores e o comercial da Havaianas foi vetado pelo Conar. Estrelado por Cauã Reymond, o vídeo trazia o namorado de Grazi Massafera como alvo de uma jovem e sua avó, que incitava a menina a apenas fazer sexo com o rapaz. Na mesma época, o comercial protagonizado por Pamela Anderson também foi banido. A campanha publicitária da ONG PETA mostrava a atriz em trajes mínimos, como uma controladora de raio-X, que despia os passageiros que usavam roupas feitas com pele de animal. O comercial seria exibido nos aeroportos de Nova York, mas foi considerado muito erótico e inapropriado para crianças. A veiculação do comercial de Eva Mendes nua e se acariciando em lençóis foi outro que não agradou o público. Criado em 2008, o vídeo foi criado pela grife Calvin Klein para divulgar sua nova fragrância, o Secret Obsession, mas foi proibido antes mesmo da sua estreia nos Estados Unidos e Europa. A C&A também precisou retirar do ar seus comerciais publicitários em 2008. Em campanha feita para o dia dos namorados, a loja de departamento criou três vídeos incentivando o consumidor a abandonar o "papai e mamãe" e ousar nas relações. "Urano na casa de Virgem vibrando vai trazer um Dia dos Namorados bem 'papai-mamãe'. Agora, se ao invés de espalhar velas pela casa, usar uma lingerie bem sexy, não vai ter 'papai-mamãe' não. Safadinha", dizia Daniela Sarahyba, garota propaganda da marca.

quarta-feira, 3 de março de 2010

PUBLICITÁRIOS DE ELITE E O FILME MOSCÃO

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A exclusão, preconceito e injustiça de uma sociedade globalizada estão presentes no /Moscão. /Uma produção que resgata o estilo neorealismo italino, caracterizado pelo uso de elementos da realidade numa peça de ficção. Gravado no Centro Histórico de Salvador, /Moscão/ mistura a realidade cruel e impiedosa de quem vive na rua, ao humor de quem às vezes rir para não chorar. A produção, irreverente e divertida, é um convite à reflexão sobre a insensibilidade da sociedade frente ao problema do povo de rua. Confira a produção do filme: EXTRA: BREVE PUBLICITÁRIOS DE ELITE ENTRÃO EM GRAVAÇÃO PARA A NOVA TEMPORADA DO FILME MOSCÃO PARTE 2.

terça-feira, 2 de março de 2010

Pin-up – A Garota do Calendário

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Eles têm animado gerações de homens. Fez os soldados americanos da segunda guerra mundial sonharem em pleno campo de batalha. O que começou como um exercício de óleos logo foi tomando rumos diferentes, alcançando as fuselagens das máquinas dos combatentes e tornando-se uma característica essencial do mundo masculino de garagens e casernas. Falar sobre as pin-ups é voltar ao fim do século 19, época em que o teatro de revista transformava dançarinas em estrelas, fotografadas para revistas, anúncios, cartões e maços de cigarros. Em Paris, dois artistas, Alphonso Mucha e Jules Cheret, criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para pôsteres, com trabalhos marcados pela presença de contornos e detalhes. A arte dos pôsteres virou escola e influenciou artistas até as primeiras décadas do início do século 20, quando os calendários também passaram a trazer desenhos de mulheres com silhuetas idealizadas pela imaginação masculina da época. E é justamente a partir do ato de pendurar ilustrações nas paredes que o nome pin-up (em inglês, pin up) surgiu. Foi na década de 40, contudo, que as pin-up girls (ou “garotas penduradas”) viveram o auge do sucesso. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva e ser fotografada nua, atentado ao pudor, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos – na Segunda Guerra Mundial, elas serviam de alívio para os pracinhas que arriscavam a vida nos campos de batalha. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários destes soldados. O conceito das garotas pin-up era bastante claro: eram sensuais e ao mesmo tempo inocentes. A verdadeira pin-up jamais poderia ser vulgar ou oferecida, apenas convidativa. Asseguradas pelos traços sofisticados vindos da art-nouveau, elas vestiam peças de roupa que deixavam sutilmente à mostra suntuosas pernas e definidas cinturas. Era o bastante para alimentar a fantasia dos marmanjos. Das ilustrações de papel, as pin-ups logo ganharam vida ao serem encarnadas por atrizes como Betty Grable e Marilyn Monroe, ou fotografadas por modelos voluptuosas como Bettie Page, também chamada de “rainha das curvas”. A partir dos anos 70, a indústria do sexo passou a desmanchar a aura misteriosa dessas mulheres, graças a filmes pornográficos e revistas de nu feminino. O Imagens e Letras trás para o leitor um apanhado em três galerias que mostra como o mundo masculino da época suspirava pela beleza feminina.

Estudos mostram

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Uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam com o uso da publicidade. Até a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros. No Brasil existe confusão entre os termos propaganda e publicidade por um problema de tradução dos originais de outros idiomas, especificamente os da língua inglesa. As traduções dentro da área de negócios, administração e marketing utilizam propaganda para o termo em inglês advertising e publicidade para o termo em inglês publicity. As traduções dentro da área de comunicação social utilizam propaganda para o termo em inglês publicity e publicidade para o termo em inglês advertising. O termo “publicidade” refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a “propaganda” tem um significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos). Assim, propaganda é um campo que envolve e contém a publicidade. Peça publicitária é a designação genérica de qualquer anúncio publicitário. Em publicidade é comum a variação dos nomes das peças publicitárias de acordo com a mídia a ser utilizada. Um anúncio para o rádio é conhecido como spot ou jingle; para a televisão, seria filme. Veja alguns trabalhos fantásticos de diversas agências.

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